banner correto .png

O Centro de Estudos Universais AUM realiza de 28 a 30 de janeiro de 2022, em Serra Grande, Bahia, a décima quarta edição do Encontro de Culturas do Mundo, para reunir um pequeno grupo de pessoas para atividades culturais e terapêuticas de diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Com o tema "Em uma terra una entre saberes diversos”o evento contará com:

6ª feira

28/01

Praia do Sargi

6h30 às 8h

Paneuritmia

Ginástica Bothmer

Oca Yary

10h

Roda de conversa de abertura com flauta e cantos indígenas

12h30 às 13h30

Almoço

14h às 17h3

Meditação através dos Chakras

Terapia Sonora

Ateliê de Arte

 

17h30 às 21h

Temazcal (sauna indígena)

Sábado

29/01

Praia do Sargi

6h30 às 8h

Paneuritmia

Ginástica Bothmer

Oca Yary

10h às 12h

Terapia Sonora

Deeksha

 

12h30 às 13h30

Almoço

14h às 16h

Meditação através dos Chakras

Oficina de Bordados

16h

Dança Takuara (Alto Xingu)

19h

Cantos com Tainara Guarani e Waxy Yawanawá

Domingo

30/01

Praia do Sargi

6h30 às 8h

Paneuritmia

Ginástica Bothmer

Oca Yary

10h

Conversa sobre os saberes essenciais

Trilha na mata

Banho de ervas

12h30 às 13h30

Almoço

14h

Encerramento.

Meditação através dos Chakras

Terapia sonora

Danças Indígenas

CRONOGRAMA

Vagas Limitadas

 

 

*Os ingressos não incluem o almoço servido na Oca Yary, que será cobrado à parte.

Sobre Covid-19​

O evento será realizado em espaços arejados e higienizados, seguindo todos os protocolos de prevenção ao Covid-19 vigentes no período.

Programe-se e adquira já seus ingressos pelo Sympla

WhatsApp: (11) 9991-21208

e-mail: contato@ceuaum.org.br

Descrição das oficinas e atividades:

Atelier de Arte, com Alexa Leirner. Reconhecendo o limite da linguagem verbal e literal para a comunicação, o ateliê de arte oferece vivências que procuram atender a pessoa em nível físico, cognitivo e emocional, integrando várias modalidades de expressão artística. Alexa Leirner é bacharel em Ciências Sociais e Políticas pela ESP (Escola de Sociologia e Política de São Paulo). Formada em Integrative Arts Psychotherapy pelo IATE - Institute for Arts in Therapy and Education, de Londres.

Duração: 1h.

Público alvo: crianças, jovens e adultos.

Meditação através do Chakras, com Paulo Machado. Os chakras são estudados através de diversas linhas: filosóficas, religiosas, espirituais, psicológicas, existindo uma grande variedade de abordagens. Os comentários sobre o assunto se orientarão por uma linha psicológica, simbólica e psicofísica. Também haverá exercícios meditativos e trabalhos com toques sutis, explorando a experiência prática com os chakras. Paulo Toledo Machado Filho é médico psiquiatra, psicoterapeuta de orientação junguiana especializado em técnicas de abordagem corporal, mestre em Antropologia Social pela USP e docente e coordenador do curso Jung & Corpo, do Instituto Sedes Sapientiae, de São Paulo.

Público alvo: jovens e adultos.

Ginástica Bothmer (Alemanha) - com Lidiane Álvis. Em 1919, Rudolf Steiner, fundador da pedagogia Waldorf, solicitou que Fritz Graf von Bothmer desenvolvesse um tipo de ginástica que refletisse os princípios e objetivos daquela pedagogia e da visão do ser humano da Antroposofia. A partir daí, a Ginástica Bothmer foi se desenvolvendo e vem sendo usada com propósitos curativos. Trata-se de uma escola de movimentos que, no múltiplo jogo de forças, orienta a criança em crescimento, determina e vivifica de maneira sempre nova o espaço infinito de acordo com a imagem do homem, faz surgir na consciência o espaço como o ser maior, supera a representação morta das dimensões e, no lugar disso, encontra na sua dinâmica a linguagem de um mundo moral que, de maneira múltipla e forte, entrou nas imagens da linguagem humana. A base direcional para uma escola assim é somente o movimento, que é seguido pelo executante com seus sentidos e seu pensar, e a cujas forças ele dá forma e medida de tempo. Lidiane Álvis é orientadora corporal curativa.

Público alvo: crianças, jovens e adultos.

 

Terapia Sonora - Rito Aula, com Marcus Simon. É uma experiência única e envolvente, que une em um só evento aula de música e terapia de som. Com atividades de respiração, relaxamento corporal, os participantes poderão silenciar para melhor ouvir e sentir a própria pulsação. Criarão ritmos a partir de uma pulsação coletiva, e assim, interagir e descontrair com os demais participantes. Serão apresentados de forma prática e divertida conceitos musicais como andamento, pulsação, ritmo e melodia, além dos parâmetros sonoros timbre, duração, altura e intensidade. Para encerrar, teremos momentos de relaxamento com instrumentos vibracionais e terapêuticos, num banho sonoro para harmonizar os corpos físico, mental e energético. Marcus Simon é licenciado em música e pós-graduando em Musicoterapia. Formado em Nada Yoga, com certificação internacional da Nada Yoga School de Rishikesh, Índia. Atua como baterista, percussionista, produtor, educador musical e terapeuta de som.

Paneuritimia (Bulgária), com Gláucia Rodrigues - A Paneuritmia é uma dança sagrada composta por 28 movimentos, que são dançados ao ritmo de música suave, criada exclusivamente para acompanhá-la. Visa alcançar equilíbrio e harmonização internos, criar uma troca consciente com as forças da natureza. Gláucia Rodrigues é psicóloga, especializada em Abordagem Corporal, Psicologia Junguiana e Cinesiologia pelo Instituto Sedes Sapientiae (SP). Formada em Danças Circulares e Folk Dance Camp pela Universidade do Pací­fico - Stockton, Califórnia (EUA). Coautora do livro Danças Circulares, uma proposta de educação e cura.

Meditação do Orbe Dourado e Deeksha (Índia), com Helena Castello Branco. Deeksha é fenômeno que surgiu na Índia e hoje é conhecido e praticado por milhares de pessoas ao redor do mundo. É uma vibração energética inteligente e sutil advinda da Fonte Divina, que proporciona inúmeros benefícios físicos, emocionais e espirituais. Os participantes vão conhecer a história deste fenômeno, profetizado há mais de 800 anos na literatura indiana, a filosofia e os ensinamentos para uma vida melhor e de maior conexão. Participantes vão doam e receber a Deeksha, ou Benção da Unidade. Helena Castello Branco é Ekam Mitra e Doadora de Deeksha, formada pela O&O Academy, na Índia.

Temazcal, com Giovana Jaxuká e Tainara Takua - Também conhecida como Tenda do Suor, o Temazcal é uma Cerimônia Ancestral Sagrada, de profunda conexão com a Mãe Terra, onde através da comunhão dos Princípios Divinos, das 7 direções, do Fogo Sagrado, do poder de cura das pedras, do coração, dos cantos e rezos, elevamos, purificamos, harmonizamos e equilibramos o nosso ser. Giovanna Jaxuká é terapeuta holística com formação em Naturologia e especialização em Psicologia Transpessoal, buscadora dos caminhos de auto-conhecimento e tradições nativas ancestrais.

 

Oficina de Bordados, com Isilda Mendonça - Projeto que teve início na comunidade do Barro Branco, em Imbassaí, na Bahia, e agora é levado a outra localidade, a Oficina de Bordados tem como proposta resgatar memórias afetivas, revelando, por meio da agulha e da linha, sentimentos e sonhos, expressos em cada ponto. A atividade é aberta a crianças, jovens e adultos. Isilda Mendonça é especializada em Educação Gaia – Design em Sustentabilidade, pelo Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil, e coordenadora do Projeto Bordar com Arte, do Centro de Estudos Universais.

banner correto .png